05/11/2017

A tristeza é um momento de suspensão causado pela supressão das certezas quaisquer. Vou tentar resumir os coágulos de neurose que estão a verter de mim: – meu celular não funciona, isso deixa triste uma pessoa muito importante. Falta dinheiro (e vontade, é preciso dizer) para comprar um novo. Meu pai vai ver se não há, entre os amigos, alguém que tenha um aparelho sobrando. O corredor lateral do espaço expositivo acaba de se tornar vestiário. – Escrevi para a G., a contar da ideia mirabolante que tive de estabelecer com a S. um processo criativo “autoetnográfico”. Ela me respondeu, disse para conversarmos, fiquei tão empolgado que lhe respondi “– Claro!”, incorrendo na gafe-mor de usar esse adjetivo, padrão racista no interior mesmo da língua. Depois disso ela não respondeu e eu fiquei bolado. – E aí fui ler um breve texto de um direitista a esculachar uma suposta esquerda jovem elitista que anda agora a falar de “tempos sombrios”. Como de costume, quase por natureza, vesti a carapuça e fiquei a duvidar de mim. Pergunto: isto não passa de elitismo? Arte não-elitista é a que não é feita por uma elite? Tudo o que a arte pode fazer é “reproduzir” seu meio de origem? Duas mulheres pedem licença para se sentar conosco – o que viram lhes pareceu de ser visto e se sentam e tiram os sapatos e eis que – cena espontânea: Filipe e Mariana fazem corpo de espaço e tudo se instaura. Sob a existência deste lugar, pela beleza dos olhares vou até o microfone inaudível e conto em silêncio as minhas mágoas. Estou melhor, a presença de vocês… faz sentido. Erika traz consigo, num pote de vidro, nosso pó-cinza arqueográfico. Já estamos dentro do espaço, nós e as nossas visitas. Erika vai fazer-nos a cerimônia do chá – a sua cerimônia. Papel é guardanapo – copo americano é xícara, mas o modo como ela conduz aquele caneco espichado de bambu… os tradicionalistas ficam bolados com ela. Ela diz ao segurança que não ligará o fogo – a água esfria, ela liga o fogo. Mágico: estamos na cozinha.

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